Anúncios
Você quer contratar um cartão de crédito, mas não sabe se é para você? Vive ouvindo diferentes verdades das pessoas e não consegue decidir? Para te ajudar a tomar essa importante decisão, nós criamos um guia com os Mitos e verdades sobre o uso do cartão de crédito.
Anúncios
Sabia que só no Brasil são mais de 52 milhões de brasileiros usando esse serviço? Pois é, as informações são do SPC Brasil e mostram que a popularidade do crédito muitas vezes é acompanhada por uma série de mitos e equívocos sobre seu uso. Saiba mais informações a seguir!
Leia também: Dívidas no cartão de crédito
Quais são os Mitos e verdades sobre o uso do cartão de crédito?
Mito 1: O cartão de crédito te faz gastar mais do que você precisa
Anúncios
Verdade: Por um lado, é bem verdade que o cartão de crédito pode facilitar o excesso de gastos, mas só se não for usado com responsabilidade. Sem contar que ele também oferece inúmeros benefícios quando gerenciado do jeito certo.
O cartão de crédito permite realizar compras online com segurança, oferece proteção contra fraudes e, em muitos casos, oferece recompensas. Pois estamos falando de milhas aéreas ou cashback, que podem gerar economia real quando o cartão é usado com frequência.
Já pensou pagar viagens com desconto sempre que for viajar ou ter parte do dinheiro voltando na sua conta a cada compra?
Mito 2: Ter muitos cartões de crédito faz mal para a vida financeira
Reprodução: Pexels
Verdade: A real é que tudo em excesso e mal gerenciado pode criar problema, até mesmo o débito ou o tradicional pagamento à vista. Muita gente pensa que ter muitos cartões de crédito prejudica até mesmo a pontuação e score nos sistemas, mas não é bem assim,
Quando usados com responsabilidade, ter uma variedade de cartões pode aumentar sua linha de crédito total. Dependendo da forma com que você consumir, no final das contas você está informando ao mercado que é um consumidor de respeito.
Quando você aumenta sua linha de crédito total também dá para melhorar sua relação entre crédito disponível e crédito utilizado,o que influencia demais na sua pontuação de crédito. É claro que abrir vários cartões de crédito ao mesmo tempo não é o jeito mais saudável de consumir essa moddalidade de pagamento, então comece com um único serviço vantajoso para o seu perfil e depois vá expandindo.
Mito 3: Você só precisa pagar o valor mínimo da fatura
Reprodução: Pexels
Verdade: Pagar somente o valor mínimo da fatura pode parecer uma boa saída para aliviar a pressãp financeira de uma fatura grande, mas a longo prazo pode resultar em altos custos de juros e dívidas grandes. E para os credores e sua pontuação de crédito, nada pior do que acumular juros e débitos abertos.
Por isso mesmo, o recomendado é que você sempre priorize pagar o valor total da fatura para manter um bom histórico de crédito. E o jeito mais fácil de fazer isso é justamente consumindo dentro do seu orçamento.
Ainda que o crédito pareça tentador com o número de parcelamentos, é importante pensar em como reduzir o impacto dos juros e se prevenir de endividamentos, entendeu?
Mito 4: Posso usar o cartão de crédito para adiantar dinheiro em situações de emergência.
Reprodução: Pexels
Verdade: O melhor comportamento é ter uma reserva de emergência com algum dinheiro salvo para acessar quando for preciso. Seja uma emergência médica ou um reparo urgente, essa quantidade te dá mais segurança na hora de consumir.
A questão é que utilizar o cartão de crédito para adiantar dinheiro, seja por meio de saques em caixas eletrônicos ou transferências para contas bancárias, cria altas taxas de juros e taxas adicionais. Além disso, essas transações podem não estar sujeitas ao período de carência usual aplicado a compras regulares.
Na prática, isso significa que os juros começam a acumular logo que você adianta o dinheiro, e só aumenta com o tempo. Evite usar o crédito para esse tipo de adiantamento e procure outras saídas, como a própria reserva de emergência.
Mito 5: Cancelar um cartão de crédito melhora minha pontuação de crédito.
Verdade: Essa é uma das frases mais comuns, e muita gente na tentativa desesperada de melhorar o score de crédito sai cancelando todos os seus cartões de uma vez. Porém, a situação não funciona assim.
Na realidade, cancelar um cartão de crédito pode é prejudicar a sua pontuação de crédito, principalmente se estivermos falando de um cartão antigo ou o único cartão disponível em sua carteira. Na perspectiva dos credores, o cancelamento de um cartão significa que você está reduzindo sua linha de crédito.
Sem contat que realizar o cancelamento quando você tem um saldo pendente pode impactar negativamente sua pontuação. O recomendado é cancelar esse serviço somente quando você não estiver mais usando de fato.
E aí, aprendeu alguns mitos e verdades sobre o cartão de crédito?
A gente sabe que o uso do cartão de crédito é uma ferramenta poderosa com uma série de benefícios bacanas, mas precisa ser usado com responsabilidade. Isso não quer dizer que você precisa ter medo do crédito, mas sim aprender como essa modalidade funciona e fazê-la trabalhar ao seu favor. Experimente!