Anúncios
Você quer contratar mais de um serviço de crédito, mas fica inseguro se essa é uma decisão? Conhece pessoas com vários cartões de crédito que falam bem e outros mais conservadores que criticam essa prática? Para te ajudar nessa decisão, fizemos um artigo reunindo as vantagens e desvantagens.
Anúncios
Com isso, você consegue entender algumas questões que estão além da superfície da discussão e se decide com mais consciência sobre o assunto. Na hora de contratar um novo serviço, use as informações como suas aliadas! Saiba mais a seguir e aprenda qual é a verdade.
Leia também: Mitos e verdades sobre o uso do cartão de crédito
Quais são as vantagens e desvantagens de ter vários cartões de crédito?
Vantagem 1: maior flexibilidade de pagamento
Anúncios
A grande verdade é que possuir vários cartões de crédito oferece uma maior flexibilidade na hora do pagamento. Como você tem mais opções, fica mais fácil escolher como parcelar ou para que conta mandar aquela cobrança.
É óbvio que também depende das ofertas e promoções disponíveis em cada cartão. De qualquer modo, o titular pode escolher o método de pagamento que melhor se adapta às suas necessidades financeiras e, em alguns casos, aproveitar programas de recompensas mais vantajosos.
Vantagem 2: melhor distribuição de gastos
Reprodução: Pexels
Com vários cartões de crédito, você distribui seus gastos de um jeito mais inteligente. Por exemplo, um cartão pode ser utilizado para despesas do dia a dia, como supermercado e combustível, enquanto outro pode ser reservado para compras de lazer ou viagens.
Essa organização pode facilitar o acompanhamento dos gastos e ajudar a manter um orçamento equilibrado. É importante que a pessoa continue mantendo registro do que está consumindo para não ser surpreendido com uma fatura enorme no fim do mês.
Vantagem 3: acesso a pacotes de vantagens
Cada operadora de crédito oferece um pacote de vantagens e benefícios. Aqui nós estamos falando de programas de recompensas, descontos em estabelecimentos parceiros, seguros de viagem e proteção contra fraudes.
Quem tem vários cartões pode aproveitar uma variedade maior de benefício. Com isso conseguem transformar suas despesas diárias em boas oportunidades de consumo, entende?
Vantagem 4: reserva de emergência
Reprodução: Pexels
Nos casos de emergência, quem tem mais de um cartão de crédito consegue se prevenir mesmo diante de imprevistos. E isso inclui as situações chatas desde um cartão não passar, problema na maquininha e até atingir o limite de um deles.
Com outro cartão, você consegue usar temporariamente uma alternativa, evita constrangimento e fica mais seguro. Na prática, isso te ajuda a se organizar com mais segurança, pode confiar.
Vantagem 5: maior histórico de crédito
Quem tem vários cartões de crédito, e sabe utilizar eles com responsabilidade, acaba construindo um histórico de crédito super sólido na perspectiva do mercado. Práticas simples como pagar as faturas em dia e não parcelar o valor já tão um up e tanto no seu score.
Esse tipo de consumo consciente pode aumentar a pontuação de crédito do indivíduo ao longo do tempo, sabia? No futuro, quando precisar de empréstimos ou condições mais favoráveis fica bem mais fácil de negociar também.
Desvantagem 1: excesso de despesas
Ao mesmo tempo, quem tem vários cartões de crédito também aumenta o número de tarifas e débitos em aberto para pagar. O que acontece é que ter muitos cartões pode criar uma falsa sensação de poder de compra.
A principal consequência disso são os gastos impulsivos e a dificuldade em gerenciar as finanças. Esse é o jeito mais rápido de acumular dívidas e sujar seu nome, viu?
Desvantagem 2: maior número de taxas e tarifas
Reprodução: Pexels
Não vamos esquecer que cada cartão de crédito está sujeito a taxas e tarifas associadas. Pois é, estamos falando de cobranças como anuidades, taxas de juros, taxas de atraso e taxas de adiantamento em dinheiro.
Por causa disso mesmo, ter vários cartões significa que você está sujeito a lidar com essa variedade de taxas. Nesse meio tempo, você também aumenta seus custos financeiros, principalmente se não ficar de olho nas cobranças.
Desvantagem 3: mais informações para gerenciar
Com vários cartões de crédito você precisa gerenciar diferentes faturas, cobranças e tarifas. E isso é bem desafiador, seja para quem tem a gestão financeira na ponta do lápis ou quem nunca nem começou a mexer com isso.
Na hora que você precisa lidar com diferentes datas de vencimento, saldos, notificações de cobranças e até mesmo a propaganda de cada operadora, fica fácil se perder. É daí que surgem os atrasos no pagamento, penalidades e problemas no score de crédito.
Desvantagem 4: falsa sensação de poder de compra
Reprodução: Pexels
Se engana quem acha que o cartão de crédito significa obrigatoriamente que você tem mais poder de compra e agora pode gastar mais. No final das contas, seu orçamento para pagar as faturas continua o mesmo, ainda que tenha um limite maior.
Para algumas pessoas, ter vários cartões de crédito cria um hábito de gastar mais também. É assim que você cria um ciclo infinito de endividamento e problemas financeiros, então cuidado.
E aí, entendeu como funciona o lance de ter vários cartões de crédito?
Agora que você consegue pesar os prós e os contras, tome uma decisão que faça sentido com o seu bolso e seus objetivos. O primeiro passo é ter consciência da sua realidade financeira e avaliar se cabe no seu orçamento. Experimente!