5 dicas para manter a concentração no trabalho

Descubra as melhores dicas para manter a concentração no trabalho e finalizar todas as suas atividades

Compartilhe

No meio de tantas demandas, pedidos e notificações no computador e no celular, fica quase impossível para os profissionais terminarem as atividades dentro do expediente. Neste contexto, existem 5 dicas para manter a concentração no trabalho que podem transformar a maneira como você organiza as suas prioridades e realiza suas tarefas.

Com essas dicas, técnicas e ferramentas, você não vai precisar levar trabalho para casa ou sacrificar o seu descanso. Acima de tudo, são mudanças na maneira como você se organiza e se comporta durante o tempo de trabalho que te auxiliam a se concentrar melhor.

Quais são as melhores dicas para manter a concentração no trabalho?

1. Utilize técnicas de organização

Ao invés de começar o dia lembrando e pensando em tudo que você precisa fazer até o final do expediente, experimente usar técnicas de organização para te acompanhar nesse processo. Adotar cadernos de anotações, mapas mentais ou até estabelecer um sistema com post-its são exemplos úteis.

Com essas ferramentas, fica mais fácil você identificar o que é urgente. Além disso, você enxerga facilmente quais são suas prioridades ou o que pode ser adiado para o dia seguinte. Como consequência, fica mais fácil se concentrar no que é mais importante, bloqueando as interferências.

Caso alguma nova demanda apareça nesse meio tempo, você consegue aplicá-la no seu sistema de organização. Não precisa começar com algo muito elaborado; tente iniciar anotando as suas demandas e separando-as ao longo do dia.

Leia também: 4 cursos da Coursera para se especializar em Negócios

2. Faça pequenas pausas ao longo do dia

Ainda que muitas pessoas pensem que ficar investido em uma mesma tarefa é mais produtivo do que fazer pequenos intervalos, a realidade não é bem assim. No geral, tirar alguns intervalos durante as atividades faz um bem imenso para o seu cérebro, e sua saúde física também.

Isso porque intervalos de 10 a 15 minutos te ajudam a movimentar o corpo, saindo da cadeira de trabalho para não ficar sempre na mesma posição. Além disso, nesse meio tempo, você pode tirar os olhos da tela, descansar um pouco a mente e recuperar a energia necessária para se concentrar no próximo ciclo de tarefas.

Aproveite esses intervalos para tomar uma água, ir ao banheiro, comer ou até conversar amenidades com seus colegas que estiverem com tempo disponível. Desse modo, os profissionais não somente descansam, como criam o hábito de se cuidar e desenvolver a relação com a equipe.

5 dicas para manter a concentração no trabalhoImagem: Reprodução/Pexels

3. Corte o máximo de distrações possíveis

Parece óbvio que a concentração é resultado da redução das distrações, mas, na prática, não funciona desse jeito. Em alguns momentos, você pode acabar com diversas abas abertas no seu navegador, com o celular apitando notificações de mensagens e pessoas te chamando ao seu redor.

O resultado disso é a impossibilidade de se concentrar e se dedicar com qualidade às suas tarefas. Portanto, uma das melhores dicas para manter a concentração no trabalho é reduzir as distrações ao seu redor, e isso é realizado com alguns ajustes.

Experimente desligar as notificações do WhatsApp e outras redes sociais no seu celular enquanto está no expediente, porque assim as notificações não vão ficar roubando a sua atenção. Outra opção para auxiliar nisso é usar fones de ouvido com cancelamento de ruídos. Nesse ponto, nossa indicação fica para o Soundcore Anker Life Q20 que você pode comprar neste link.

4. Faça uma coisa de cada vez

Entenda que o seu horário de serviço tem um limite para que você tenha uma vida além do expediente. Sendo assim, evite abraçar o mundo enquanto trabalha, assumindo diversas responsabilidades e demandas ao mesmo tempo, sem conseguir ter foco.

Assim, uma das melhores dicas para manter a concentração no trabalho é evitar fazer várias coisas ao mesmo tempo. Além de não se dedicar às tarefas com qualidade, no final das contas você acaba gastando mais tempo para finalizar as tarefas do que se parar e focar em uma só.

Como citado anteriormente, saber identificar o que é urgente, prioritário e adiável te auxilia muito nesse processo. Se você tiver uma equipe, entenda o que pode ser delegado, dividido ou como você pode pedir ajuda para cumprir o que está na sua lista de afazeres.

Imagem de uma mulher se espreguiçando enquanto trabalhaImagem: Reprodução/Pexels

5. Divida as grandes tarefas em pequenos objetivos

Um dos maiores potencializadores da procrastinação e falta de concentração é o nível de dificuldade das tarefas, no entanto, é possível simplificar até as missões mais impossíveis no trabalho. Para isso, divida a demanda em etapas que precisam ser cumpridas para concluir com qualidade.

Por exemplo, se você precisa montar uma apresentação de slides para uma reunião, crie uma checklist com os passos para entregar essa apresentação. Ou seja, comece com a pesquisa do conteúdo, depois parta para a organização das informações textuais e inclua a seleção do design desses slides.

Por fim, é só colocar todas essas informações dentro da plataforma de apresentação e pronto! Gradualmente, esse exercício de dividir as grandes tarefas te fará mais rápido e produtivo na hora de executar as ações. Porque você aprende atalhos e truques no processo, acaba reduzindo o tempo e o número de recursos necessários para finalizar tudo.

E aí, gostou das dicas para manter a concentração no trabalho?

Não fique tentando equilibrar todos os pratos ao mesmo tempo, porque eles com certeza vão quebrar e te custar caro. Com essas dicas para manter a concentração no trabalho, qualquer profissional consegue concluir as atividades a tempo.

Deixe um comentário