5 dicas para ter sucesso na entrevista de emprego

O sucesso na entrevista de emprego depende da preparação e dedicação do candidato no processo seletivo

Compartilhe

A entrevista de emprego é uma das fases mais importantes, e também mais temida, dos processos seletivos. Diante dos recrutadores, empregadores e possíveis chefes, é necessário saber responder bem às perguntas e aproveitar as oportunidades para se destacar da concorrência. Neste contexto, existem 5 dicas para ter sucesso na entrevista de emprego que você precisa aprender hoje.

Mais do que contar com as experiências no currículo ou deixar o seu desempenho na mão da sorte, é fundamental se preparar e se organizar com antecedência para essa etapa. Ainda que o nervosismo seja normal, existem diversas ferramentas para driblar esse sentimento e conseguir impressionar os gestores durante a conversa. Saiba mais informações a seguir e aprenda como.

Leia também: The Open University disponibiliza cursos online e gratuitos com selos de conclusão

5 dicas para ter sucesso na entrevista de emprego

Quais são as 5 dicas para se destacar na entrevista de emprego?

1. Faça uma pesquisa prévia

Chegar na entrevista de emprego sem saber mais informações a respeito da empresa é a receita do fracasso nos processos seletivos. Ainda que você esteja se candidatando para várias vagas, é importante realizar uma pesquisa prévia diante do convite para a entrevista. Procure aprender sobre essas questões:

  • Qual é a história da empresa?
  • Há quantos anos está no mercado?
  • Quem são os fundadores?
  • Quem ocupa a presidência?
  • Como a empresa é organizada?
  • Quais são os departamentos?
  • Qual é a missão, visão e os valores?
  • Quais são os produtos ou serviços no mercado?
  • Quais são os principais clientes?
  • Quais são os casos de sucesso e premiações recebidas?

Essas perguntas são pontos de partida para orientar a sua pesquisa, porque são dados importantes para você levar à entrevista. Além de estar preparado e saber onde estará entrando caso for aprovado, apresentar essas informações ao longo da conversa mostra domínio, preparo e maturidade para os recrutadores.

Dessa maneira, caso te perguntem sobre aspectos específicos da companhia, você não será pego desprevenido e poderá oferecer respostas bem elaboradas. Ademais, você consegue demonstrar interesse genuíno na vaga e na oportunidade de fazer parte da equipe.

2. Estude as perguntas padrões

Quem já passou por entrevistas de emprego sabe que existem algumas perguntas padrões utilizadas por recrutadores que querem avaliar a sua personalidade. Acima de tudo, é importante ter autoconhecimento para saber as respostas, mas aliar esse domínio com a estratégia.

Por exemplo, se te perguntarem qual é o seu maior defeito, responder perfeccionismo vai te fazer ser visto como uma pessoa comum, porque essa é uma resposta bem clichê. Em contrapartida, se responder que tem dificuldade com organização, mas utiliza ferramentas de gestão de tarefas para ajudar, poderá mostrar uma particularidade sua e também indicar que é um profissional em constante desenvolvimento.

Uma das melhores dicas de entrevista de emprego é separar um tempo para se preparar bem. No geral, as perguntas padrões e questões mais comuns feitas por recrutadores são:

  • Por que você acha que é o candidato ideal para essa vaga?
  • Por que você escolheu essa vaga?
  • Por que você quer fazer parte da empresa?
  • Onde você se vê daqui a 5 anos?
  • Qual é o seu maior defeito?
  • Qual é a sua maior qualidade?
  • O que te fez seguir essa carreira?

Mesmo que os processos seletivos sejam distintos, e alguns entrevistadores tenham métodos específicos, saber a resposta dessas perguntas pode te auxiliar a se apresentar. Em especial, é um importante exercício de autoconhecimento.

3. Não se atrase para a entrevista de emprego

A pontualidade é uma das características mais básicas e fundamentais para um profissional no mercado de trabalho. No entanto, a avaliação dessa qualidade começa logo na entrevista de emprego. Muitas vezes, os recrutadores organizam agendas específicas para conferir se os candidatos conseguem manejar a disponibilidade de horário.

Portanto, estude a rota até o local da entrevista com a ajuda de sites como o Google Maps ou o Waze. Considere um tempo suficiente para esperar antes de chamarem o seu nome, incluindo os imprevistos climáticos e problemas de trânsito que possam ocorrer.

Lembre-se: é melhor chegar bem cedo e ser visto esperando pacientemente do que chegar correndo por conta de um atraso.

4. Tome cuidado com a sua apresentação

A apresentação do candidato começa desde a forma com que ele está vestido até a postura utilizada durante a entrevista e como responde às perguntas. Por isso, opte sempre por um visual correspondente ao estilo da empresa, mas formal e profissional.

Em algumas start-ups, por exemplo, é comum que os funcionários trabalhem com roupas casuais e confortáveis. Porém, você ainda não faz parte da equipe e está sendo avaliado.

Em todos os casos, uma roupa formal é suficiente para transmitir seriedade, profissionalismo e preparo. Nem sempre é preciso apostar em um terno e gravata, mas essa também é uma opção diante das particularidades da vaga que você está pleiteando.

No mais, sente-se sempre com uma postura confiante, mas nunca relaxada ou indiferente diante dos seus recrutadores. A linguagem corporal também faz parte da avaliação, então evite ficar de braços cruzados, balançando a perna ou batendo o pé porque isso não transparece boas qualidades.

Quando for se apresentar ou responder às perguntas, não se apresse ou se enrole. Respire fundo e responda calmamente para que todos entendam a sua fala. Se ficar nervoso antes da entrevista, faça alguns exercícios de respiração.

5. Seja você mesmo

A entrevista de emprego serve para os empregadores conhecerem o futuro funcionário. No entanto, muitos profissionais acreditam que precisam performar ou agir como um personagem durante a conversa, principalmente porque acham que isso funciona no processo seletivo.

Agir de maneira séria, extremamente profissional e polida ou até se mostrar como um intelectual não significa, necessariamente, que você será contratado. Diante de todas as possibilidades, a melhor alternativa é ser você mesmo.

Entenda que a entrevista de emprego é uma negociação, onde você apresenta o que pode oferecer e conhece a oferta da outra parte. Sendo assim, conduza todo o diálogo como uma conversa, de maneira tranquila, profissional e equilibrada. A honestidade é uma das características mais apreciadas por recrutadores, então use isso a seu favor.

E aí, gostou dessas dicas para ter sucesso na entrevista de emprego?

Não se esqueça que você também pode fazer perguntas, consultar informações que estavam no anúncio da vaga e solicitar feedback depois da conversa. Os processos seletivos não são processos unilaterais, então participe de todas as etapas ativamente.

Deixe um comentário