Certificações gratuitas da área tech

Acesse as melhores certificações gratuitas da freeCodeCamp para impulsionar sua carreira na área de Tecnologia

Compartilhe

Quem está começando uma carreira na área de Tecnologia ou deseja aprimorar os conhecimentos no setor enfrenta dificuldades na hora de escolher uma instituição de qualidade para estudar. Neste contexto, a freeCodeCamp oferece certificações gratuitas para a sua jornada tech que podem fazer toda a diferença na sua preparação e aprofundamento.

Atualmente, a freeCodeCamp é uma das principais organizações sem fins lucrativos na área de programação, com foco na plataforma de aprendizagem interativa. No entanto, os recursos não se limitam às aulas, pois os estudantes são integrados à comunidade da iniciativa.

Leia também: 5 cursos da Alibaba Cloud para se destacar no ramo da Tecnologia

freeCodeCamp tem certificações gratuitas para a sua jornada techImagem: Reprodução/Pexels

Como funcionam as certificações gratuitas do freeCodeCamp?

A princípio, todas as certificações gratuitas do freeCodeCamp são desenvolvidas com base em projetos, para que os estudantes tenham a experiência prática. Essas certificações são compostas por cursos internos, e cada um desses cursos, por sua vez, possui um conjunto de lições e módulos.

Contudo, você não será lançado sem recursos em uma página de programação, pois a plataforma ensina tudo com guias detalhados. Além disso, um diferencial do freeCodeCamp é que os usuários aprendem diretamente de seus navegadores, editor de código favorito ou aplicativo de preferência.

Aliás, se você quiser complementar sua aprendizagem com outras funcionalidades, experimente o aplicativo da plataforma. Disponível para Android e iOS, a versão mobile conta com desafios, tutoriais e até um serviço de podcast para elevar o seu conhecimento em programação.

Assim como as certificações e cursos, esse recurso é gratuito e destinado a todos os usuários interessados. O grande diferencial do freeCodeCamp é que tudo, sem exceção, é gratuito na plataforma de aprendizagem.

Da mesma forma que ocorre em outras plataformas de aprendizagem, os estudantes podem aprender no próprio ritmo. Isso significa que você pode personalizar a sua jornada de estudos com base na sua rotina profissional ou pessoal.

Para obter o seu certificado ao final dos estudos, é necessário construir cinco projetos distintos com base nas lições de cada curso. Somente com um resultado positivo na avaliação desses projetos é possível receber a certificação.

Quais são as certificações gratuitas do freeCodeCamp?

1. Web Design Responsivo

Essa é uma das principais certificações gratuitas do freeCodeCamp. Por meio dessa opção, os estudantes podem iniciar seus estudos aprendendo sobre as principais linguagens utilizadas na construção de páginas web: HTML e CSS.

No geral, é uma opção bastante curta e resumida, pois possui caráter introdutório. Neste contexto, destina-se às pessoas que não tiveram nenhum contato com o universo da programação, mas desejam começar a trilhar uma jornada no campo tech.

Para construir o conhecimento, o estudante deverá criar um aplicativo de fotos de gatos para aprender os fundamentos dessas duas linguagens. Com essa base bem construída, torna-se mais fácil conhecer as técnicas modernas relacionadas à acessibilidade.

Portanto, é uma certificação inteiramente teórica, desenvolvida com base em um projeto. Comece seus estudos por esse link.

2. Algoritmos JavaScript e estruturas de dados

Após aprender sobre HTML e CSS, é possível avançar alguns passos na sua jornada tech. Neste contexto, a certificação gratuita de JavaScript coloca você em contato com uma linguagem utilizada em páginas web.

Em profundidade, é o JavaScript que torna essas páginas mais interativas para o usuário. Aqui, começa-se a pensar sobre a experiência do usuário, navegabilidade e outros recursos relevantes. A princípio, essa formação ensina os fundamentos mais importantes para conseguir estabelecer funções avançadas.

Mais especificamente, essa certificação trabalha com um projeto baseado no cálculo da órbita da Terra até a Estação Espacial Internacional. Para concluir os estudos, é necessário completar os 10 cursos que compõem este currículo.

O curso não foca somente nos princípios básicos, porque fala sobre paradigmas mais amplos, como a Programação Orientada a Objetos. Comece a estudar por esse link.

Imagem: Reprodução/Pexels

3. Visualização de dados

A certificação em visualização de dados é uma ferramenta para quem deseja mergulhar no universo da Ciência de Dados na Programação. Por meio dos três cursos que compõem essa formação, você poderá construir tabelas, gráficos e mapas utilizando bibliotecas de dados.

Mais do que simplesmente montar essas ferramentas de visualização, o estudante aprende como filtrar, organizar e sistematizar um grande volume de informações brutas. Ou seja, eles conseguem realizar o tratamento apropriado conforme as necessidades.

Com isso, podem apresentar os dados em diferentes formatos durante reuniões de trabalho, apresentações na faculdade ou até para uso pessoal. Além disso, a certificação em visualização de dados destaca a importância do JavaScript Object Notation e ensina como trabalhar com dados online.

Sendo assim, não fica limitada a recursos offline, porque mostra como você pode inspecionar páginas na internet para acessar dados detalhados. Comece agora neste link.

4. Garantia de qualidade

Nessa certificação, o estudante aprende como realizar os testes necessários para garantir que seus aplicativos e páginas web não percam a funcionalidade original. Portanto, descobre as ferramentas que auxiliam a não perder todo o trabalho a cada atualização no sistema.

Para transmitir esse conhecimento valioso, a certificação utiliza a plataforma Chai para que o estudante aprenda como escrever testes. Como consequência, conseguem ter segurança nos testes, pois os aplicativos passam a funcionar da maneira esperada.

Entretanto, os estudos não se resumem a esse ponto. Posteriormente, aprende-se sobre conceitos avançados de garantia de qualidade a partir de um projeto de um aplicativo de bate-papo.

Ao todo, deve-se completar os 3 cursos que compõem o currículo para obter a certificação. Comece agora por este link.

E aí, gostou das certificações gratuitas do freeCodeCamp?

Por meio dos cursos do freeCodeCamp, você pode adquirir todas as habilidades fundamentais para se tornar um desenvolvedor. Desde HTML até SQL e outros recursos avançados, as certificações oferecem o conhecimento prático e teórico necessários para impulsionar sua carreira no ramo da Tecnologia.

Deixe um comentário