Cursos online e gratuitos da The Open University

Com presença em 236 países, os selos de conclusão dos cursos online e gratuitos da The Open University podem ser aplicados em portfólios e redes sociais

Compartilhe

A The Open University é uma iniciativa da OpenLearn, o lar do aprendizado gratuito disponível nessa plataforma. A princípio, a OpenLearn tem a missão de quebrar as barreiras de acesso à educação de qualidade. Assim, disponibilizam diversos recursos educativos sem custo para usuários do mundo inteiro. Neste contexto, existem diversos cursos online e gratuitos com selos de conclusão disponíveis no catálogo da iniciativa.

Os recursos de aprendizagem gratuitos fazem parte da missão social da The Open University. Em específico, apresentam que as principais barreiras do desenvolvimento educacional são o pouco acesso, a falta de confiança e o custo. Mais do que eliminar esses impedimentos na qualificação dos alunos, a instituição também tem o compromisso de disponibilizar e promover conteúdos de aprendizagem gratuitos para benefício da comunidade em geral.

Sendo assim, a OpenLearn e a The Open University são iniciativas pioneiras no fornecimento dos chamados Recursos Educacionais Abertos (REA) de alta qualidade em escala e amplitude. Criada em 2006, estima-se que mais de 100 milhões de usuários em mais de 230 países já acessaram e se tornaram estudantes da instituição. Saiba mais a seguir sobre como funcionam os cursos e os selos de conclusão.

Leia também: Saylor Academy oferece cursos online e gratuitos em 20 áreas do conhecimento

Como funcionam os selos de conclusão da The Open University?

Conhecidos como badged courses, essa categoria de cursos online e gratuitos garantem acesso a um selo de conclusão ao final dos estudos. No geral, esses selos ou crachás demonstram o interesse do estudante por um assunto. Porém, também são evidências do desenvolvimento profissional e do compromisso com os estudos.

Assim, os cursos com selos de conclusão foram desenvolvidos para cobrir uma variedade de assuntos básicos, bem como competências profissionais essenciais para o mercado de trabalho atual. O selo de conclusão gratuito da The Open University é concedido pela conclusão de todas as seções do curso, mas também inclui a aprovação nas avaliações.

Para obter o selo de conclusão é necessário ler todas as seções do curso e marcar 50% ou mais no teste final. O questionário de avaliação de aprendizagem ainda permite que o estudante tenha três tentativas na maioria das perguntas.

O selo e a declaração de participação podem ser baixados diretamente no perfil da OpenLearn de cada estudante. Posteriormente, pode-se compartilhar esses distintivos nas redes sociais profissionais como o LinkedIn, mas também em portfólios digitais e sites.

Ao todo, são 84 opções distintas de formações com selos de conclusão. Os estudantes podem aprender nas seguintes áreas:

  • Finanças e Negócios;
  • Educação e Desenvolvimento;
  • Saúde, Esportes e Psicologia;
  • História e as Artes;
  • Línguas;
  • Natureza e Meio Ambiente;
  • Ciência, Matemática e Tecnologia;
  • Sociedade, Política e Direito;
  • Computação e Mundo Digital.
The Open University disponibiliza cursos online e gratuitos com selos de conclusão
Imagem: Reprodução/Pexels

Quais são os cursos disponíveis na The Open University?

1. Gerenciando meu dinheiro (para jovens e adultos)

Com 24 horas de duração, esse curso faz parte da categoria de Finanças e Negócios. Como o próprio título sugere, a proposta é ensinar jovens adultos a como gerenciar o próprio dinheiro, desenvolvendo essa habilidade para a vida.

Neste contexto, o curso é dedicado para aqueles que estão finalizando o Ensino Médio ou estão na faculdade, começando a trabalhar ou entrando na vida universitária. Em oito sessões online de até 2 horas de duração, pode-se aprender dicas práticas para aplicar imediatamente.

Além disso, o curso apresenta estudos de caso reais para os estudantes refletirem sobre suas experiências. Comece a estudar agora mesmo por esse link.

2. Estudo multidisciplinar: valores e benefícios

Inserido na categoria de Educação e Desenvolvimento, esse curso online e gratuito da The Open University apresenta as vantagens de estudar mais de uma matéria ao mesmo tempo. Assim, o estudante pode aprender como aplicar o estudo multidisciplinar em sua rotina.

Ao longo de 5 horas de duração, essa formação foca nas habilidades únicas que o estudante adquire ao estudar uma qualificação multidisciplinar. Ademais, demonstra as vantagens na perspectiva de carreira e construção de um futuro mais amplo no mercado de trabalho.

Contudo, oferece ferramentas e técnicas para não se perder nessa modalidade de estudo. Entenda mais como o currículo está organizado neste link.

3. Diversidade e inclusão no local de trabalho

Como parte dos cursos de Finanças e Negócios, essa formação é focada em gestores e profissionais do departamento de Recursos Humanos. Neste sentido, apresenta as boas práticas e maneiras de tornar a organização mais diversa e inclusiva.

Em específico, apresenta os benefícios e complexidades de desenvolver e apoiar uma força de trabalho que seja tanto diversificada quanto inclusiva. Apresenta ainda o impacto positivo da diversidade no bem-estar e nos aspectos de inovação das equipes, principalmente no que se refere ao aumento da vantagem competitiva no mercado.

Ao longo do curso, os estudantes poderão aprender como implementar suas ideias no contexto em que as empresas estão inseridas. Aprenda ainda hoje por esse link.

4. Introdução à saúde mental na adolescência

Com 24 horas de duração e de nível introdutório, esse curso está inserido na categoria de Saúde, Esportes e Psicologia. Ao longo dos módulos, os estudantes e profissionais poderão aprender mais sobre os aspectos da saúde mental e bem-estar dos jovens na atualidade.

O currículo é baseado em pesquisas recentes no campo da saúde mental, em especial no contexto pós-pandêmico. Além de apresentar esses dados, a formação oferece ferramentas para os adultos reconhecerem quando um jovem está com problemas de saúde mental.

Em especial, desenvolve a aprendizagem sob os diferentes conceitos de saúde mental e problemas de ordem psicológica, em uma perspectiva abrangente. Entenda mais sobre esse tópico neste link.

5. Podemos controlar o clima?

Também com 24 horas de duração e de nível introdutório, esse curso faz parte das formações de Ciência, Matemática e Tecnologia. O currículo apresenta mais informações a respeito da crise climática ao redor do mundo e quais são as ferramentas em desenvolvimento para contornar essa situação.

Mais ainda, detalha aos estudantes quais são as medidas para evitar um aquecimento global que ameaça o planeta. Por meio de uma base em matemática da ciência climática, são apresentados formas de mensurar o problema e criar possíveis soluções de engenharia.

A missão é desenvolver confiança e habilidades para o estudo online, tanto nos tópicos ambientais como nos tópicos de matemática e tecnologia. Estude agora mesmo por esse link.

E aí, gostou dos cursos da The Open University?

A The Open University e a OpenLearn acreditam na educação como ferramenta de transformação social positiva, e por isso trabalham com recursos abertos e gratuitos ao público. Além de disponibilizar recursos para estudantes, atuam com professores e profissionais da área em prol da qualificação dos cidadãos. Para conhecer mais sobre a iniciativa, acesse o site oficial.

Deixe um comentário