4 dicas para se tornar o mestre do networking

Descubra as melhores dicas para aprender a fazer networking e ampliar a sua rede de contatos profissionais

Compartilhe

Para as pessoas mais tímidas, o networking é um pesadelo, porque não é tão fácil assim conversar com colegas de profissão e mercado de trabalho. No entanto, mesmo os mais introvertidos podem se beneficiar das 4 dicas para se tornar o mestre do networking deste artigo.

Assim, ao aprender como se comunicar de forma efetiva e atrativa, você consegue ser mais estratégico nas suas relações profissionais. No futuro, isso pode render boas indicações para cargos, além de auxiliar na construção de uma boa reputação entre seus pares. Saiba mais informações a seguir e descubra como fazer isso:

Leia também: 5 dicas para ter sucesso na entrevista de emprego

4 dicas para se tornar o mestre do networkingImagem: Reprodução/Pexels

Quais são as melhores dicas para ser bom no networking?

1. Seja um profissional curioso

Essa é uma das dicas de networking mais básicas para todo profissional. Fazer perguntas, se voluntariar para atividades novas e tomar a frente das iniciativas são exemplos de ações que um profissional curioso realiza.

Como consequência, você entra em contato com pessoas diferentes e experimenta situações que podem expandir sua rede de contatos. Nesse processo, poderá adquirir conhecimentos valiosos.

No processo de criar um bom networking, você não pode ficar focado somente em você e nos seus interesses. Acima de tudo, o networking é sobre a relação que você constrói com outras pessoas, então esteja disposto a conhecê-las.

Agindo com curiosidade, você consegue abrir diversas portas e janelas importantes dentro da sua carreira. Aos poucos, poderá ampliar sua rede de relacionamentos para além dos seus colegas de escritório que vê diariamente.

Porém, tome cuidado para não estabelecer essas relações somente por interesse. Um dos princípios do networking é construir relacionamentos genuínos, mesmo que não transcendam a esfera profissional.

2. Participe de eventos

Não há forma melhor de conhecer pessoas diferentes do que participar de eventos. Por isso, inscreva-se em simpósios, congressos, rodas de conversa e palestras que estão ocorrendo na sua área de trabalho.

Ou então, expanda para áreas relacionadas, pois assim você não fica limitado ao seu universo profissional. O mais importante aqui é ser visto e ver outras pessoas, entrando em contato com colegas conhecidos e criando novas conexões a partir disso.

Mais do que apenas se inscrever e participar dos dias de evento, considere engajar-se nas conversas que estão ocorrendo. Se tiver a oportunidade, faça perguntas nas palestras e se apresente para a audiência.

Ao final do seu momento de fala, coloque-se à disposição para conversar mais e esteja aberto ao diálogo com outras pessoas. Com isso, você poderá criar uma comunicação tanto com os palestrantes quanto com os participantes.

Geralmente, os eventos possuem momentos de descontração, como happy hours e coffee breaks. Aproveite esses momentos para se conectar com pessoas novas.

4 dicas para se tornar o mestre do networkingImagem: Reprodução/Pexels

3. Conte com as redes sociais

Tanto as redes sociais profissionais, como o LinkedIn, quanto as pessoais, como Facebook e Instagram, são ótimos canais para você fazer networking. Por meio dessas plataformas, você consegue se conectar com colegas da mesma área de trabalho e explorar espaços sociais.

Portanto, preocupe-se em criar um perfil profissional que seja atrativo e mostre logo de cara o que você faz. Adicione as principais informações de contato, elenque quais são suas experiências e as empresas em que já trabalhou.

Dessa forma, quem visitar o seu perfil conseguirá encontrar as informações mais importantes com facilidade. Não espere que as pessoas caiam de paraquedas no seu perfil, então use bem a rede social.

Faça postagens regulares, informe-se sobre as estratégias de conteúdo aplicadas na página e explore todos os recursos a seu favor. Aliás, não se esqueça de interagir com outros usuários, pois a rede social funciona com base na forma como você a utiliza, e não apenas na quantidade de postagens.

Não esqueça que essas plataformas não são apenas ferramentas de networking. Portanto, use-as a seu favor.

4. Seja você mesmo

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o networking não exige que você se torne uma grande personalidade no mundo profissional. Na realidade, o que as pessoas valorizam em suas relações, tanto profissionais quanto pessoais, é a honestidade e autenticidade.

Por isso, ao estabelecer contatos e trabalhar seu networking, não se sinta pressionado a fingir nada. De preferência, seja naturalmente você, sempre lembrando de agir profissionalmente e conforme o contexto social.

Ou seja, se você estiver criando relações na empresa, lembre-se de que seus colegas de trabalho são bem diferentes dos seus colegas de futebol, por exemplo. Procure sempre ser educado, respeitoso e gentil com quem estiver conversando, mas não esqueça de mostrar sua personalidade.

Aproveite os momentos de descontração, como happy hour e confraternizações, para mostrar mais sobre quem você é fora do escritório. Assim, as pessoas poderão se aproximar mais de você e te ver como alguém acessível.

Como citado anteriormente, quando o assunto é networking, o que mais importa é criar relações verdadeiras. E isso não pode existir se você não for verdadeiro com as pessoas.

E aí, gostou dessas dicas de networking?

No mercado de trabalho, são as relações profissionais que impulsionam você a ir mais longe, além do seu talento e dedicação. Sendo assim, construir conexões e estabelecer contatos precisa fazer parte do seu cotidiano tanto quanto outras tarefas corriqueiras. Acesse nossas dicas para ter sucesso na entrevista de emprego por esse link.

Deixe um comentário