5 dicas para ter um bom perfil no LinkedIn

Descubra quais são as melhores dicas para organizar o seu LinkedIn e ser um candidato competitivo no mercado

Compartilhe

Nem todo mundo consegue usar o LinkedIn a seu favor, especialmente quando se pensa em como aproveitar os recursos da plataforma. Felizmente, existem 5 dicas para ter um bom perfil no LinkedIn e alavancar sua carreira que vão te salvar no mercado de trabalho.

No geral, são dicas práticas que você pode aplicar na sua conta e garantir uma visualização otimizada das suas informações profissionais. Com isso, a própria plataforma passa a destacar o seu perfil para empregadores, recrutadores e potenciais parceiros de negócio. Saiba mais informações a seguir e aplique ainda hoje.

Leia também: 5 dicas para ter sucesso na entrevista de emprego

5 dicas para ter um bom perfil no LinkedIn e alavancar sua carreiraImagem: Reprodução/Pexels

Quais são as melhores dicas para organizar o seu LinkedIn?

1. Preencha todos os campos possíveis no seu perfil

Pode parecer uma dica bastante básica, mas muitas pessoas se prejudicam na plataforma por não preencher as informações do perfil. A princípio, como uma rede social e plataforma profissional, o LinkedIn também funciona como um mecanismo de pesquisa.

Sendo assim, preencher o seu perfil corretamente fornece ao algoritmo uma série de informações e palavras-chave valiosas. Esse processo pode ajudar muito a destacar você, principalmente porque faz com que seu nome apareça nos resultados de pesquisa de outros usuários, incluindo recrutadores.

Na lógica do algoritmo, quanto mais informações você fornecer ao preencher sua conta, mais conteúdos ele pode entregar nos resultados de pesquisa. A dica aqui é bem simples, basta preencher os campos vazios no seu perfil.

Se você não tem o dado que a plataforma está pedindo, procure alternativas ou então concentre-se em gerar essas páginas. Geralmente, são coisas importantes para a sua carreira, como um e-mail profissional ou um portfólio online.

2. Conte com a ajuda das palavras-chave

Como citado anteriormente, o LinkedIn trabalha com um mecanismo de pesquisa. Para alimentar esse mecanismo e auxiliar a plataforma a alavancar seu perfil, use palavras-chave estratégicas.

Portanto, pergunte a si mesmo quais são as melhores palavras-chave para você usar. Na procura por um novo emprego, por exemplo, o mais importante é o nome da vaga e o nível de trabalho.

Ou seja, ao invés de procurar somente por “marketing”, você sempre procurará por “assistente de marketing” ou “coordenador de marketing”. Se quiser refinar mais essa pesquisa, sempre pode contar com outros termos, como em “assistente de marketing júnior” ou “coordenador de marketing pleno”.

A lógica para organizar o seu perfil é a mesma. Na hora de escrever quais são seus cargos ou de adicionar a descrição da sua profissão logo abaixo ao seu nome, opte por termos completos e informativos.

3. Deixe o conteúdo mais relevante em destaque

Essa é uma das dicas mais valiosas para o seu perfil do LinkedIn. Ao preencher as informações do seu perfil, não esqueça de destacar as publicações mais importantes para os recrutadores e colegas de profissão.

Se no passado você divulgou o link do seu portfólio digital, o resultado de um grande projeto ou até o início de uma nova carreira, destaque esse conteúdo no seu perfil. Para fazer isso, basta clicar nas opções da publicação e selecionar “Destacar no topo do perfil”.

Com isso feito, o conteúdo será automaticamente fixado na aba do seu perfil, logo abaixo das informações de nome, capa e descrições mais básicas. Portanto, assim que alguém acessar a sua página, poderá visualizar o que é mais importante.

Aproveite esse espaço para ser estratégico, e não coloque qualquer tipo de conteúdo nessa aba. Antes de fixar algo, pergunte a si mesmo qual é o impacto disso na sua carreira e como as visualizações podem te auxiliar a crescer.

5 dicas para ter um bom perfil no LinkedIn e alavancar sua carreiraImagem: Reprodução/Pexels

4. Não se esqueça de se apresentar

Em uma das abas do perfil do LinkedIn, você pode adicionar uma pequena descrição, como uma biografia. Nesse campo, não fale apenas sobre quem você é, de onde veio e aspectos pessoais.

Como o foco ali é a sua carreira, descreva qual é o seu cargo principal no mercado de trabalho e onde você almeja chegar. Pense em produzir o texto respondendo às principais perguntas dos recrutadores, pois isso ajuda a ser objetivo.

Se quiser, aumente os detalhes informando qual é a sua formação e onde você estudou. Para algumas pessoas, a titulação e o nome da instituição que você frequentou adicionam mais peso ao seu currículo, mas fica a seu critério fazer isso ou não.

Dentro dessa descrição, você também pode usar palavras-chave. No entanto, tome cuidado para não deixar o texto muito mecânico. Esse é um espaço interessante para se apresentar de maneira criativa ou carismática.

5. Tenha um bom cartão postal

O cartão postal do seu perfil no LinkedIn é a parte onde está a foto de perfil e de capa, nome de apresentação e descrição do cargo. Basicamente, é o que as pessoas veem primeiro na sua conta.

Mesmo que estejam rolando no feed e passem por uma publicação ou comentário, a sua foto de perfil aparece com facilidade. Ao passar o mouse pelo seu nome, a pessoa poderá acessar uma prévia da sua conta.

Comece indicando qual o nome profissional que você usa, como você assina, pois não precisa indicar o nome completo. Depois, tire uma boa foto de perfil, profissional, mas não excessivamente formal.

Como é uma rede social, sorrir nas fotos é mais do que recomendado, porque te faz parecer mais carismático. Aos poucos, você poderá ajustar seu perfil de maneira atraente.

E aí, gostou dessas dicas para ter um bom perfil no LinkedIn?

Para além do LinkedIn, essas mesmas dicas podem ser aplicadas em outras redes sociais e plataformas, incluindo o seu portfólio digital. Procure começar dentro desse site que já é referência no mercado e vá expandindo o alcance da sua carreira pela internet.

Deixe um comentário